Cultura

A máquina da inovação

O livro “A Máquina da Inovação” apresenta conceitos e contextualiza a palavra inovação. Atualmente é uma necessidade crescente que empresas e pessoas estejam sempre inovando em busca da diferenciação. Não basta apenas querer ser diferente, é preciso sair da zona de conforto a fim de buscar uma solução para um problema que as vezes nem se sabe qual é. Inovação está relacionada à mudanças e à evolução, e como diz o autor Charles Bezerra, desde o início dos tempos o mundo está evoluindo, se modificando e sempre inovando de maneira inesperada.

(mais…)

Livros: Contos de Fadas – em suas versões originais

Muitas vezes as pessoas tentam proteger as crianças da realidade, mostrando apenas o lado bonito da vida. Acredito que isso seja um dos motivos que tornam a infância tão saudosista, era só diversão (na maioria dos casos). A medida que vamos crescendo e aprendendo que Papai Noel não existe e que ter uma vida boa custa muito caro começamos a nos frustrar. 

(mais…)

Os significados de Ganesha

Ganesha é uma das divindades mais importantes da cultura hindu. É o primeiro filho dos deuses Shiva (deus da renovação e criador da yoga) e Parvati (deusa da beleza). Conhecido por remover obstáculos materiais e espirituais, proporcionar sucesso, fortuna, e sabedoria. Sua representação é em um corpo humano de quatro braços, com cabeça de elefante, sentado com uma perna cruzada sobre um rato. Esta imagem possui muitos símbolos com significados importantes que nos ajudam a entender melhor a importância deste deus.

(mais…)

Laranja Mecânica: os limites da liberdade sobre o controle do estado

Conheci primeiramente, o filme Laranja Mecânica, que foi dirigido por Stanley Kubrick em 1971, me apaixonei tanto pela história por falar sobre política e filosofia, como pela representação visual completamente excêntrica, simbólica e criativa. Mais tarde, descobri que o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Anthony Burgess em 1962. O livro foi inovador por usar palavras inventadas criando uma linguagem própria que transporta o leitor para um ambiente diferente, mas onde há semelhanças de comportamento com o mundo em que vivemos.

(mais…)

Festival Beltane: celebração da fertilidade

Beltane é uma festa pagã que celebra o sol, a fertilidade e o começo de um novo ciclo. Ocorre no pico da primavera, na virada de 30 de abril a 1º de maio no hemisfério norte, e na virada de 31 de outubro para 1º de novembro no hemisfério sul. Nesta festa você pode esperar muita música, dança, comida e bebida, além de alguns rituais especiais.

(mais…)

O aperfeiçoamento pessoal através da Alquimia

Alquimia é a tradição filosófica que busca purificar matérias primas e transformá-las em ouro. Como já citei aqui, na visão hermética, seria uma analogia ao autoconhecimento. O verdadeiro objetivo da alquimia é alcançar a união com Deus através da lapidação dos nossos pensamentos e atitudes nos transformando em seres mais puros. O processo de desenvolvimento pessoal acontece em quatro etapas, e é cíclico, nunca para de avançar. De uma maneira simples e direta, eis o que acontece:

(mais…)

Hermes Trismegisto e os Sete Princípios Herméticos

Hermes Trismegisto é considerado O Mestre dos Mestres, o primeiro dos magos. Não se sabe ao certo se ele realmente existiu, já que sua lenda é tão antiga que sua história se perdeu no tempo. Mas, provavelmente ele tenha influenciado a criação dos deuses Toth (mitologia egípcia) e Hermes (mitologia grega), ou pode ser que seu mito tenha sido inspirado nesses deuses. Como explicado aqui, Toth, Hermes e Mercúrio são deuses da sabedoria.

(mais…)

Quando a Astrologia encontra a Mitologia

Sol rege o signo de Leão e simboliza luz, liderança, orgulho, ego, autoridade.
Na mitologia grega é representado por Hélio e por Apolo. O Titã Hélio é a personificação do sol, com o passar dos anos Hélio foi sendo cada vez mais identificado como Apolo, que é o Deus Olímpico da arte, da verdade, da cura, da profecia, do sol e da luz.
Na mitologia romana é representado por Sol Invicto.
Na mitologia egípcia é representado por Osíris, Deus da vida e da morte, da ressurreição, e da vegetação. Ele segura um cajado em uma mão, e um mangual na outra.

sol-helio-apolo-osiris (mais…)

3 lições da série Stranger Things

Minha maior empolgação em ver a série veio do fato de ela se passar nos anos 80 (e eu confesso que não sabia muita coisa sobre a história além disso). Sempre que abria o facebook tinha uma notícia sobre ela e todos os meus sites favoritos estavam falando dessa nova sensação. As notícias foram aumentando minha curiosidade mas não queria ler nada sobre Stranger Things para não receber spoilers ou estragar minha experiência com a série.

(mais…)

Lowsumerism: vivendo mais com menos

Lowsumerism é o termo que resume a tendência do consumo consciente: “Será que eu realmente preciso disso?” e “Se eu não comprar, vai me fazer falta?”. Essas são perguntas que eu ando me fazendo sempre que me sinto fisgada por uma vitrine, produto ou propaganda interessante. 

(mais…)