Ganesha é uma das divindades mais importantes da cultura hindu. É o primeiro filho dos deuses Shiva (deus da renovação e criador da yoga) e Parvati (deusa da beleza). Conhecido por remover obstáculos materiais e espirituais, proporcionar sucesso, fortuna, e sabedoria. Sua representação é em um corpo humano de quatro braços, com cabeça de elefante, sentado com uma perna cruzada sobre um rato. Esta imagem possui muitos símbolos com significados importantes que nos ajudam a entender melhor a importância deste deus.
Simbologia
Festival Beltane: celebração da fertilidade
Beltane é uma festa pagã que celebra o sol, a fertilidade e o começo de um novo ciclo. Ocorre no pico da primavera, na virada de 30 de abril a 1º de maio no hemisfério norte, e na virada de 31 de outubro para 1º de novembro no hemisfério sul. Nesta festa você pode esperar muita música, dança, comida e bebida, além de alguns rituais especiais.
Hermes Trismegisto e os Sete Princípios Herméticos
Hermes Trismegisto é considerado O Mestre dos Mestres, o primeiro dos magos. Não se sabe ao certo se ele realmente existiu, já que sua lenda é tão antiga que sua história se perdeu no tempo. Mas, provavelmente ele tenha influenciado a criação dos deuses Toth (mitologia egípcia) e Hermes (mitologia grega), ou pode ser que seu mito tenha sido inspirado nesses deuses. Como explicado aqui, Toth, Hermes e Mercúrio são deuses da sabedoria.
Quando a Astrologia encontra a Mitologia
Sol rege o signo de Leão e simboliza luz, liderança, orgulho, ego, autoridade.
Na mitologia grega é representado por Hélio e por Apolo. O Titã Hélio é a personificação do sol, com o passar dos anos Hélio foi sendo cada vez mais identificado como Apolo, que é o Deus Olímpico da arte, da verdade, da cura, da profecia, do sol e da luz.
Na mitologia romana é representado por Sol Invicto.
Na mitologia egípcia é representado por Osíris, Deus da vida e da morte, da ressurreição, e da vegetação. Ele segura um cajado em uma mão, e um mangual na outra.
Qual a relação da Páscoa com os ovos e o coelho?
Coelhinho da Páscoa, Que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, Três ovos assim!
Para a igreja católica a Páscoa simboliza a morte e ressurreição de Cristo. Mas o que ovos e coelhos tem em comum com Jesus?! Isso o cristianismo não explica, aliás, na bíblia o coelho é considerado impuro junto com o porco e outros animais.
A casa de Nicolas Flamel
Nicolas Flamel é uma lenda, não se sabe ao certo como ele alcançou seus conhecimentos, o que ele realmente realizou ou o que é apenas analogia poética.
Simbologia: Flor de Lotus
Cientificamente chamada de Nelumbo Nucifera, possui grande valor na simbologia espiritual, pois a Flor de Lótus nasce da lama e se transforma em algo bonito, repelindo toda a sujeira e poeira que encosta nela. Por ser autolimpante é considerada um símbolo de pureza.
Calendário Inca de Festividades
O Peru é conhecido até hoje pelas grandes plantações de coca, milho e batata. Antigamente os povos eram mais conectados com a natureza, realizavam festivais mensais de acordo com o calendário Inca, baseado na astrologia e plantações. Eles acreditavam que com os sacrifícios, cantos, e danças, a colheita seria maior.
(mais…)
Simbologia Inca: Chakana | Cruz Andina | Cruz Quadrada
Chakana é uma palavra quéchua, da linguagem dos Incas. Chaka quer dizer ponte de ligação e Hanã, alto. A Cruz Andina é o caminho para o Divino, o mundo superior.
Também chamada de Árvore do Mundo, a cruz é como um escada infinita de quatro lados, que representam os pontos cardeais (norte – sul – leste – oeste), as quatro estações (verão – outono – inverno – primavera) e os quatros elementos (água – terra – fogo – ar).
O centro é um círculo que me remete ao sol e ao elemento fogo. Dizem que é a representação da cidade de Cusco, pois ela é considerada o umbigo do mundo.
Mitologia Egípcia: Osíris, Ísis e Hórus
Rá, o Deus Sol, é considerado a origem dos outros Deuses Egípcios, ele criou Osíris, Ísis, Néftis e Seth, eram todos irmãos. Não se sabia seu nome até que Isis lhe fez uma armadilha. Sendo a Deusa do amor e da magia, ela fez uma serpente picar o Deus Rá e deixá-lo doente. Ele chamou por todos os Deuses pedindo pra lhe ajudarem, Ísis o curou com a condição de que revelasse o seu nome, assim ela se tornou muito importante, adquirindo alguns dos poderes de Rá.