Cinema

Twisted Sister

A banda começou nos anos 70 fazendo covers de diversos artistas (David Bowie, Lou Reed, etc) e acabou sendo uma das maiores bandas de metal dos anos 80. Com roupas e maquiagens femininas, eles se inspiraram no estilo glam do New York Dolls, mas além das aparências, faziam músicas imponentes e davam toda sua energia nas performances.

(mais…)

Documentário Cidades Fantasmas

Casa é sinônimo de lar, é o canto em que normalmente nos sentimos seguros, vivemos e criamos memórias. Imagina se um dia acontece algum desastre que te tira essa base, forçando a recomeçar do zero? No documentário Cidades Fantasmas conheci realidades muito diferentes da minha, de pessoas que de uma hora para outra perderam seu chão. O que me fez refletir sobre os privilégios que tenho sem me dar conta e também sobre a vulnerabilidade do ‘sentir-se seguro’.

(mais…)

Rei Arthur – A lenda da espada

O novo filme baseado na história do Rei Arthur estréia nos cinemas essa semana. Eu tive a oportunidade de assistir previamente e já vim contar que o filme tem muita ação do início ao fim e também tem grandes efeitos especiais. Em duas horas de duração, a maioria das cenas são rápidas e com os diálogos bem ágeis. Acho que esse é um estilo bem século XXI, de pessoas com pressa e ansiosas pelo desenrolar da trama.

(mais…)

Na Natureza Selvagem

Dois anos ele caminha pela terra.
Sem celular, sem piscina, sem animais de estimação, sem cigarros.
Liberdade definitiva.
Um extremista.
Um viajante estético cuja casa é
A ESTRADA
Libertado de Atlanta.
Tu não deves retornar, porque
“The West is the Best.”
E agora, após dois anos errantes
Vem a última e maior aventura.
O clímax da batalha para matar o falso ser interior
E vitoriosamente concluir a revolução espiritual!
Dez dias e noites de cargas de trem e caminhadas e dificuldades
Trazem-no para o Grande Norte Branco.
Não mais envenenado pela civilização
Ele voa e anda sozinho sobre a terra
Para tornar-se
Na natureza selvagem.

(mais…)

Chelsea Hotel: o ponto de encontro da boemia americana no século XX

Localizado no bairro de Manhattan em Nova Iorque desde 1884, e transformado em hotel em 1905, o Chelsea funcionava tanto como casa permanente como provisória para todo o tipo de pessoa relacionada às artes: modelos, escritores, atores, músicos, artistas visuais, fotógrafos, dançarinos. Não era obrigatório trabalhar com arte para se hospedar no Chelsea, mas acontece que o gerente e sócio do hotel David Bard acreditava no talento dos artistas, e quando estes não tinham dinheiro para pagar o aluguel, ele ficava com suas obras como garantia de empréstimo ou lhes oferecia algum trabalho no Hotel. Isso tornou o Chelsea uma grande casa de artistas.

(mais…)

Como Tim Burton se tornou um famoso cineasta

Timothy William Burton nasceu na cidade de Burbank, na Califórnia no dia 25 de agosto de 1958. Com doze anos foi morar com a sua avó, aos dezesseis começou a trabalhar em um restaurante e pagar o aluguel de um apartamento. Assim como muitos adolescentes, Burton tinha uma área de interesse na qual se destacava, o desenho. Era um ótimo aluno nas aulas de arte da escola, tendo ganho alguns concursos de arte para cartazes.

(mais…)

Laranja Mecânica: os limites da liberdade sobre o controle do estado

Conheci primeiramente, o filme Laranja Mecânica, que foi dirigido por Stanley Kubrick em 1971, me apaixonei tanto pela história por falar sobre política e filosofia, como pela representação visual completamente excêntrica, simbólica e criativa. Mais tarde, descobri que o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Anthony Burgess em 1962. O livro foi inovador por usar palavras inventadas criando uma linguagem própria que transporta o leitor para um ambiente diferente, mas onde há semelhanças de comportamento com o mundo em que vivemos.

(mais…)

11 atores que ficaram famosos após Gilmore Girls

Comecei a rever a série Gilmore Girls como preparação para os novos 4 episódios que vão ser lançados dia 25 de novembro, 9 anos depois da sétima e última temporada da série. Ao longo dos episódios fui reconhecendo diversos atores que hoje em dia ganharam papéis maiores e se destacaram na indústria do cinema e televisão. Vou citar aqui apenas os atores que mais aparecem na série, porém outros atores hoje famosos fizeram pequenas participações especiais como por exemplo o Schmidt (Max Greenfield) da série ‘New Girl’ que participou de um episódio da quarta temporada e a Sue (Jane Lynch) de ‘Glee’ que tem uma cena na primeira temporada.

(mais…)

Meus filmes favoritos da Pixar!

A Pixar, empresa de animação digital, conquistou milhares de pessoas e revolucionou a indústria de desenhos infantis. Além de ter alta qualidade técnica com uso de figuras 3D, seus filmes contam histórias tanto para adultos como para crianças, é muito difícil alguém não gostar. Anteriormente os desenhos mais famosos eram sobre príncipes e princesas (A Branca de Neve, Cinderela, A Bela e a Fera…), ou sobre a vida dos animais (O Rei Leão, Bambi, Dumbo…), e então a Pixar inovou fazendo histórias com diferentes personagens principais como carros, monstros, brinquedos, filmes que ampliam a imaginação, ao mesmo tempo divertem e dão importantes lições de vida. Os filmes que vou citar abaixo são os meus favoritos da Pixar por contar histórias originais, emocionar e nos fazer refletir sobre as atitudes que nos levam a ser pessoas melhores.

(mais…)

Westworld: Ficção e Filosofia Existencial no Velho Oeste

A nova série de drama da HBO, Westworld, aborda questões filosóficas, proporcionando reflexões, sem deixar de lado cenas de ação que divertem o espectador. Essa é uma boa tática para Hollywood fazer as pessoas se interessarem por questões intelectuais como o existencialismo e os limites da inteligência artificial de uma maneira descontraída. Um filme com o mesmo nome, do ano de 1973 foi a grande inspiração da série.

(mais…)