Nicolas Flamel é uma lenda, não se sabe ao certo como ele alcançou seus conhecimentos, o que ele realmente realizou ou o que é apenas analogia poética.

A história que contam é que Flamel trabalhava em Paris como escrivão, e era casado com Pernelle. Um dia sonhou com um anjo lhe entregando um livro e algum tempo depois ele encontraria o livro que lhe revelara o segredo da alquimia, com o qual ele fez a pedra filosofal. O poder da pedra seria transformar materiais em ouro e obter a imortalidade.

nicolas-flamel2

Acredito que tudo não passe de uma metáfora, ele comentava da importância da mulher dele em seus estudos, o que simboliza o equilíbrio do masculino e do feminino (yin e yang), e também que trabalhar em conjunto é importante. A história mostra que ele sabia da influência dos sonhos, pois podem nos guiar e abrir nossos olhos para questões importantes da nossa vida que estão no inconsciente de nossa mente. 

nicolas-flamel4

Sobre a lenda de transformar metal em ouro, ele fazia muitas doações e obras pela cidade, isso demonstra a virtude da caridade, ele doava o que podia para os necessitados, tinha o grande conhecimento da alquimia de que todos somos um. Buda atingiu o nirvana, e saiu da roda de samsara quando meditou e teve a consciência de unicidade com o universo. Acredito que isso tenha relação com a lenda da imortalidade de Nicolas Flamel, é uma outra maneira de dizer que ele evoluiu no mundo espiritual. 

nicolas-flamel3

A casa em que viviam hoje é a casa de pedra mais antiga de Paris, e funciona como restaurante. O endereço é rue de Montmorency número 51, fica bem próximo ao Centre Pompidou no bairro Marais

Flamel escreveu três livros: O Livro das Figuras Hieroglíficas (1399), O Sumário Filosófico (1409) e Saltério Químico (1414). As versões originais estão na biblioteca nacional de Paris.

O Alquimista foi mencionado nos livros de Harry Potter, O Código da Vinci, e Os Segredos do imortal Nicolas Flamel.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *