Alquimia é a tradição filosófica que busca purificar matérias primas e transformá-las em ouro. Como já citei aqui, na visão hermética, seria uma analogia ao autoconhecimento. O verdadeiro objetivo da alquimia é alcançar a união com Deus através da lapidação dos nossos pensamentos e atitudes nos transformando em seres mais puros. O processo de desenvolvimento pessoal acontece em quatro etapas, e é cíclico, nunca para de avançar. De uma maneira simples e direta, eis o que acontece:

nigredo

Nigredo representa o preto, a morte espiritual, e o elemento terra

É a fase do recolhimento, do sofrimento, da depressão, da perda de esperança, de quando parece que o mundo está contra nós, tudo dá errado e não sabemos como melhorar.

_

albedo

Albedo representa o branco, a purificação, e o elemento água

Nessa fase começa o acordar, percebemos o que é realmente importante e o que supérfulo, vemos os nossos defeitos, compreendemos o que precisamos fazer para atingir os nossos objetivos e melhorarmos como pessoa, ocorre o desapego material, a morte do ego e das ilusões.

citrinitas

Citrinitas representa o amarelo, o despertar e o elemento ar

Realiza-se a transformação do metal em ouro, ocorre a maturação das ideias, em albedo descobrimos o que tem que ser feito e em citrinitas colocamos isso em prática.

rubedo

Rubedo representa o vermelho, a iluminação e o elemento fogo

Por fim, ocorre a consciência cósmica, a evolução pessoal, obtemos empatia, compaixão, fazemos o bem por verdadeiramente acreditar que é o certo.

Ela não é ouro nem diamante e sim uma estranha matériamóvelincerta,
no fundo da qual impuras alquimias se elaboram.
Simone de Beauvoir

_

solveetcoagula

Solve et Coagula é outra expressão comum na alquimia e que também vem do latim. Solve é dissolver, e coagula é unir. Este também é um processo cíclico, que nunca cessa.O termo pode ser interpretado em diferentes contextos:

Sempre temos velhas concepções que precisamos desconstruir, preconceitos que precisamos acabar a fim de renovar nossa mentalidade.

Solve pode representar estados negativos da mente e do corpo, e coagula a transmutação para a evolução espiritual. Destruir a ignorância e unir conhecimentos.

Podemos desmembrar problemas em componentes menores, resolver esses problemas menores e depois unificar como uma coisa nova. Isso traz à tona a palavra ‘solução‘, que vem de solver e dissolver.

Outro exemplo seria o processo de reencarnação quando o corpo é dissolvido e o espírito é reconstruído.

Assim como as quatro fases alquímicas, solve et coagula é um processo de aperfeiçoamento pessoal.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *