Paris, a cidade romântica e charmosa esconde túneis secretos, e não tão simpáticos, abaixo do chão. Com um trajeto de 2km e a coleção do maior ossuário do mundo, são 6 milhões de mortos, as Catacumbas de Paris fazem parte das concorridas atrações da cidade.

A entrada custa 12 euros, e o local abre as 10 horas (e fecha às 20h), mas a fila começa a se formar antes das 9 da manhã. Apenas 10 pessoas podem entrar a cada 5 minutos e o total de visitantes não pode ultrapassar 200 por vez. Como o trajeto não é guiado, há apenas indicações nas paredes do caminho a seguir, cada um leva o tempo que achar necessário, eu fiquei em torno de 50 minutos lá dentro, mas sei de pessoas que ficaram por duas horas!

catacumbasdeparis2

Os claustrofóbicos devem evitar o passeio pois o túnel é completamente fechado e a 20 metros abaixo da rua. A descida é por uma escada de caracol estreita com 130 degraus, e na subida outra escada de 83 degraus.

catacumbasdeparis6

Sobre a história do local: os túneis foram formados primeiramente para a construção da cidade, o calcário e gesso eram retirados do subsolo e utilizados nos edifícios. Mas a partir 1785 quando a cidade estava enfrentando falta de espaço e higiene, os cemitérios foram sendo transferidos, formando as catacumbas.

O primeiro a ser destruído foi o maior cemitério de Paris, o Les Innocents o qual continha 2 milhões de corpos e ficava no centro da cidade. Como não havia mais espaço para um sepultamento adequado, os corpos estavam sendo atirados de qualquer jeito, provocando um mal cheiro e contaminando a água da cidade. Isso fazia com que mais pessoas ficassem doentes, morressem, e assim o problema só agravava.

catacumbasdeparis1

Ossadas foram sendo adicionadas ao local até o ano de 1860. No início eram colocadas aleatoriamente, mas por volta de 1810 os ossos foram recolocados artisticamente. Além das ossadas, podemos ver algumas esculturas da antiga Paris, feitas por um trabalhador da pedreira chamado Décure.

catacumbasdeparis5

Assim como nos museus, nas catacumbas os flashes são proibidos. E aconselho não tentar levar um osso de souvenir pois as bolsas são revistadas. Os funcionários dizem que diariamente encontram dezenas de ossos na saída dos turistas.

Há pontos nos túneis que possuem poços de água, um deles faz parte da visitação, o “Bain de Pieds”. As catacumbas de Paris são o único trajeto do túnel disponível para visitação. Porém existe mais de 250km de caminhos subterrâneos na cidade que são proibidos. Existem grupos de exploradores que se reúnem secretamente nos locais. O UX (Urban Experiment), por exemplo, é um grupo parisiense que se propõe a melhorar e utilizar espaços de Paris.  A polícia já encontrou exibição de cinema, festas, performances e rituais acontecendo nos túneis.

catacumbasdeprais4

Alguns escritores famosos já citaram as catacumbas em seus livros: Umberto Eco em O Pêndulo de Foucault; Victor Hugo em Os Miseráveis e Ernest Hemingway em Paris é uma Festa.

Para chegar de metrô a estação mais perto é a Denfert-Rochereau.

http://www.catacombes.paris.fr

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *