Beltane é uma festa pagã que celebra o sol, a fertilidade e o começo de um novo ciclo. Ocorre no pico da primavera, na virada de 30 de abril a 1º de maio no hemisfério norte, e na virada de 31 de outubro para 1º de novembro no hemisfério sul. Nesta festa você pode esperar muita música, dança, comida e bebida, além de alguns rituais especiais.

beltane3

Bel é o Deus céltico da vida, da morte e do mundo dos espíritos. Tinne significa fogo em céltico. Então Beltane é o Fogo de Bel. Beltane marca a união da Deusa e do Deus da fertilidade, é o momento de colher o que foi pedido em Ostara (Páscoa).

O fogo simboliza o sol e invoca o Deus Bel para proteger as pessoas e suas colheitas. O ritual mais característico dessa festa é queimar uma fogueira com nove madeiras de árvores sagradas (freixo, bétula, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro, pinheiro, espinheiro e carvalho) ao nascer da lua, e pular a fogueira para se livrar de energias negativas e atrair prosperidade (casais podem pular juntos para pedir filhos). É comum guardar as brasas da fogueira e as levar para casa para dar boa sorte ou usar em encantamentos de fertilidade.

beltane

Outra característica dessa festa é o mastro de Maypole. Uma árvore ou um tronco de árvore é enfeitado com flores e tiras de fitas soltas, alguns participantes pegam uma fita cada, e giram ao redor da árvore dançando e entrelaçando as fitas, representando a união do Deus e da Deusa.

maypole

Antigamente na Europa os celtas também celebravam Beltane fazendo sacrifícios de animais e relações sexuais no meio da floresta, como oferenda à natureza. Eles acreditavam que os filhos nascidos desse ato seriam abençoados. Essa história me lembrou uma cena do seriado Vikings, que retrata um festival aos Deuses nórdicos onde há sacrifícios de pessoas e uma festa libertina no meio da floresta. Na série fica claro que Bjorn, filho de Ragnar foi concebido neste festival.

vikings2

vikings

Uma curiosidade sobre a data: Adolf Hitler e sua mulher cometeram suicídio no dia 30 de abril, as 3h30min da tarde, o que pode ter sido um sacrifício aos Deuses.

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *