Serge Gainsbourg é um músico francês popularmente conhecido por causar escândalos. Ele lançou diversas músicas de letras provocantes e com duplo sentido. Além de ser compositor, cantor, e pianista, também foi pintor, ator e diretor de cinema. Um artista multitalentoso.

Nascido em 1928, durante a infância frequentava aulas de desenho e também aprendia a tocar piano com seu pai que era músico e ganhava a vida na noite francesa. Sua família, que era judia, presenciou o horror da segunda guerra mundial, tiveram que fugir dos nazistas, mas retornaram à Paris ao fim da guerra.

Começou a trabalhar como seu pai, tocando piano em bares. Assim, foi descoberto por outros artistas e acabou compondo para diversos cantores. Seu primeiro grande sucesso aconteceu em 1965 com a música Les Sucettes (Pirulitos) cantado por France Gall. A jovem cantora contou que era muito inocente e não sabia o real significado da letra, depois que a música estourou e ela soube que era sobre sexo oral ficou horrorizada e muito envergonhada.

Em 1967 Serge começou um romance com a atriz e também cantora Brigitte Bardot. Ele a tornou sua musa inspiradora, além de a dedicar várias músicas, fez um álbum intitulado Initials BB. Juntos, fizeram parcerias musicais e uma linda canção de amor chamada Je t’aime…moi non plus. Brigitte era casada na época, e seu marido não deixou que música fosse lançada, também exigiu que os dois artistas não se visem mais.

gainsbourg-birkin3

Mesmo arrasado com perda de Brigitte, Serge continuou fazendo música e, em 1968, escreveu o hit Comnent te Dire Adieu para a famosa Françoise Hardy. Neste mesmo ano começou a trabalhar para o filme Slogan, onde se apaixonou pela atriz Jane Birkin. A inglesa Jane, tinha apenas 22 anos e também vinha de um relacionamento que a deixou magoada. Em 1965 ela havia se casado com o premiado compositor John Barry, eles tiveram uma filha chamada Kate Barry, mas se divorciaram em 1968, o que incentivou a jovem à procurar trabalhos fora de Londres. Ela ganhou o papel principal no filme Slogan mesmo não sabendo falar francês.

gainsbourg-birkin4

Serge tratava Kate como sua filha, e então se tornaram uma família, apesar de nunca terem oficialmente se casado. Em 1969 lançou Je t’aime…moi non plus com a voz de Jane Birkin, alcançando conhecimento mundial para o seu trabalho. A música contém sons que parecem com uma mulher chegando ao orgasmo, por isso a música foi banida em diversos países. O Vaticano fez uma declaração de que era ofensiva, o que despertou ainda mais o interesse do público para com as músicas do artista.

Charlotte Gainsbourg nasceu em 1971, a filha do casal também se tornou atriz e cantora. Ficou mundialmente conhecida através dos filmes do também polêmico diretor Lars Von Trier, atuou nos filmes: Anticristo, Melancolia e Ninfomaníaca. Em 1984, Serge gravou com sua filha a música Lemon Incest. Obviamente a música causou polêmica por incentivar pedofilia e incesto, Charlotte tinha 13 anos e disse que a música era apenas uma provocação.

gainsbourg-birkin5

O casal Gainsbourg e Birkin trabalharam juntos em diversos filmes. Jane ganhou o Prêmio César de melhor atriz por sua performance em Je t’aime…moi non plus, filme dirigido por Serge em 1975. Podemos perceber que eles aproveitaram o sucesso da música de todos os jeitos possíveis.

gainsbourg-birkin6

Jane também era conhecida por ser um ícone da moda, lançou o uso da mini saia na França, um de seus itens indispensáveis era a bolsa de palha que carregava constantemente. Durante um vôo em 1981, a bolsa de Jane caiu do compartimento superior do avião, e todos seus pertences se espalharam pelo chão. Por coincidência quem estava ao lado dera era Jean-Louis Dumas, chefe executivo da marca Hermès. Birkin falou que achava difícil achar uma boa bolsa de couro com compartilhamentos internos para carregar nas viagens de fim de semana. Em 1984, Dumas lançou a Bolsa Birkin, pediu permissão para atriz e utilizou seu nome em troca de uma porcentagem das vendas (dinheiro que ela distribui em doações). Hoje em dia a bolsa é símbolo de status, pois custa entre $ 12.000,00 e $ 150.000,00.

gainsbourg-birkin7

Serge tinha alguns vícios como o álcool e o cigarro, principalmente o abuso de álcool foi o que desgastou o casal. Após 13 anos juntos, Jane ficou grávida do diretor de cinema Jacques Doillon, e então se separou de Serge. Em 1982 nasceu Lou Doillon, que também seguiu os passos de sua mãe e hoje é modelo, cantora e atriz.

gainsbourg-birkin8

No fim de sua vida, as criações de Serge não estavam mais fazendo muito sucesso, então ele fazia aparições na mídia onde demonstrava sua rebeldia, como quando queimou dinheiro e quando disse que iria se recuperar de um infarto fumando e bebendo ainda mais. Em 1991 Serge morreu de um ataque cardíaco, pouco antes de completar 63 anos. Após sua morte Jane Birkin se separou de Jacques Doillon e está sozinha deste então. A casa em que o artista morou continua intacta, e hoje é local de visitação de turistas. O endereço é 5 bis Rue de Verneuil, em Paris – França.

gainsbourg-birkin9

gainsbourg-birkin10 Kate Barry, filha de Jane Birkin com John Barry, se tornou fotógrafa e fez alguns trabalhos conhecidos como a capa do primeiro álbum da cantora Carla Bruni. Em 2013, com 46 anos, Kate caiu do janela de seu apartamento, que ficava no 4º andar, tudo indica que foi um caso de suicídio. Algumas pessoas dizem que o estilo de vida de sua família afetou seu psicológico, com apenas 17 anos ela havia sido internada em uma clinica de reabilitação por abuso de drogas e álcool.

gainsbourg-birkin8

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

1Pingbacks & Trackbacks on Franceses Famosos: Gainsbourg e Birkin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *