Em São Francisco de Paula, serra gaúcha, existe um lugar muito especial. Um lugar que te transporta pra outro mundo, que te faz viajar, sonhar, e nunca mais querer sair de lá. Um lugar de livros, arte e aconchego. Quando entrei na livraria Miragem não acreditei que ainda estava no Brasil, a estrutura do lugar (casa antiga de madeira, com uma riqueza de detalhes e decorações maravilhosas) e a grande diversidade de produtos vendidos, me fez lembrar de lugares que visitei nos Estados Unidos e em Paris, mas nunca vi coisa igual por aqui. 

livrariamiragem2

Uma coisa que chama atenção é que o lugar tem livros de diversos assuntos, para todos os gostos, sobre culinária, religião, música, psicologia, literatura infantil, juvenil, medieval, moderna…Os gêneros são separados por estantes de madeira, que acomodam os livros em posições harmônicas e despojadas, não há prateleiras lotadas, não há prateleiras vazias, parece tudo muito bem pensado e organizado pra proporcionar uma boa visibilidade os produtos. 

livrariamiragem5

O primeiro andar é dedicado principalmente à livros, cartões e alguns objetos de decoração. O segundo andar possui um ambiente campeiro, com forno à lenha e decoração gaúcha em homenagem aos escritores Rio Grandenses. Também no segundo andar há um grande espaço com objetos de decoração entre eles, apoiadores de livros, luminárias e canecas. E no terceiro e último andar, uma variedade de quadros de arte e livros usados. 

livrariamiragem1

A dona do lugar, Luciana, é uma senhora aposentada (ex professora de história), que quis criar um ambiente que incentivasse a cultura e a leitura. Segundo ela, com a invenção da TV as pessoas passaram a consumir menos a escrita, dança e teatro, formas de arte que não podem morrer. Eu concordo e por isso admiro muito a sua coragem de montar um espaço lindo e inspirador como a Livraria Miragem. 

livrariamiragem4

Endereço: Av. Júlio Castilhos, 811 – Centro, São Francisco de Paula

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *