, o Deus Sol, é considerado a origem dos outros Deuses Egípcios, ele criou Osíris, Ísis, Néftis e Seth, eram todos irmãos. Não se sabia seu nome até que Isis lhe fez uma armadilha. Sendo a Deusa do amor e da magia, ela fez uma serpente picar o Deus Rá e deixa-lo doente. Ele chamou por todos os Deuses pedindo pra lhe ajudarem, Ísis o curou com a condição de que revelasse o seu nome, assim ela se tornou muito importante, adquirindo alguns dos poderes de Rá.

isis

Ísis se casou com Osíris, o Deus da ressureição e da vegetação, juntos reinavam o Egito. Seth, Deus da tempestade e da violência, por inveja planejou matar o irmão e tomar o trono para si. Ele tirou as medidas e Osíris e criou um sarcófago do exato tamanho de seu irmão. Durante um banquete Seth propôs um desafio aos convidados dizendo que quem coubesse perfeitamente dentro daquele belo sarcófago de ouro iria ganha-lo de presente. Quando Osíris entrou, Seth o trancou e jogou-o no rio Nilo.

osiris2

Ísis decidiu viajar a procura de Osíris, passando por várias cidades em direção ao norte, ouviu falar sobre uma tamargueira forte e bonita que havia nascido e soube que ali estava seu marido. Quando chegou à cidade a árvore já não estava mais na terra, com ela o rei local havia construído um pilar para seu palácio. Ísis pensou que precisaria ganhar a confiança do rei para conseguir tirar o pilar dali, então se tornou ama e cuidadora do filho do rei, um dia revelou o porquê estava ali e levou Osíris de volta.

seth

Quando Seth descobriu que Ísis havia recuperado Osíris, roubou o corpo e cortou em 14 pedaços espalhando-os por todo o Egito. Néftis, Deusa da natureza, era casada com Seth, e ajudou Ísis a recuperar os pedaços de Osíris. Ficou faltando apenas um, o órgão reprodutor, que havia sido comido por um peixe. Através da magia Ísis fez amor com Osíris e assim deu à luz a Hórus, Deus da lua e do sol, da vida e da morte, e da justiça.

horus

Apesar de Ísis ter revivido Osíris, ele não poderia mais reinar o reino dos vivos então preparou devidamente em um sarcófago o corpo de Osíris e o devolveu a terra, criando assim o culto do enterro, Osíris passou a reinar o mundo dos mortos. Quando Hórus cresceu, quis tomar o trono que era seu por direito, a guerra entre Seth e Hórus durou 80 anos e apesar de Hórus ter vencido no final, o Deus Rá não deixou que Seth morresse, disse que ele tinha o seu propósito de existência.

A lenda possui diversas versões diferentes e muitos significados. Ísis é símbolo de mãe guerreira, persistente que luta para manter seu marido. Os pedaços que ela reúne de Osíris são como o quebra-cabeça da confusão de nossas vidas quando não temos um objetivo claro, juntando os pedaços ela fornece o caminho para Ósiris se desprender da terra e elevar-se aos céus para a vida espiritual.

A concepção de seu filho Hórus não foi a partir da união carnal e sim espiritual. Ísis simboliza o plano material, a terra, reina os vivos, e Osíris simboliza o plano espiritual, dos céus, reina os mortos. A união deles cria Hórus que tem um aspecto mais humano de nascer com um objetivo e passar a vida lutando por ele, em direção aos seus sonhos.

Seth representa obstáculos de nossas vidas, ele não pode morrer, pois sem os desafios nunca iremos evoluir. É necessário o mal para existir o bem, não reconheceríamos a felicidade se não houvesse a tristeza.

trindadesanta

Osíris, Ísis e Hórus eram a primeira trindade dos egípcios assim como para o cristão é Pai, Filho e Espirito Santo (amor,  caminho). A igreja católica trocou Ísis/Maria pelo Espírito Santo. Também relacionado ao que o cristianismo usou da mitologia egípcia está o significado do sarcófago para com o da cruz, ambos representam a prisão no mundo material, depois de morrerem e ressuscitarem é que Osíris e Jesus foram aos céus. Isso quer dizer que estamos presos na terra por muitas vidas, nascemos, morremos e reencarnamos, até evoluirmos a bastante para atingir a iluminação.

reileao

Essa lenda me lembrou muito a história do Rei Leão contada pelo filme da Disney. No filme Mufasa e a Sarabi reinavam um reino e tiveram um filho chamado Simba. O irmão de Mufasa, Scar por inveja o matou. Mufasa foi para o reino dos céus e Scar se torna o novo Rei. Simba se retira do reino e conhece Timão e Pumba, que vivem sem preocupações. Porém ele reconhece tem um objetivo, e por mais que seja tentador viver cantando “Hakuna Matata” ele precisa voltar a confrontar Scar. Apesar de Simba ganhar a luta final ele poupa a vida de Scar.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *