Gilmore Girls é uma série dos anos 2000 que mistura drama e comédia. A história gira em torno da família Gilmore, principalmente de Rory e sua mãe Loreai, e suas vidas em uma pequena cidade americana. A série se tornou memorável principalmente pelos seus diálogos inteligentes e recheados de referências culturais. Enquanto estou revendo a série, separei algumas cenas das minhas cenas preferidas.

_


Rory se chama Lorelai, assim como sua mãe.

Eu sempre me perguntei porque os homens são frequentemente homenageados com o nome de seus pais e seus avós (quando geralmente é acrescentado ‘junior’ ou ‘neto’ ao fim do nome), e as mulheres não tem a mesma tradição. Dificilmente uma mãe nomeia a filha como seu próprio nome, porque será? As mães não merecem? Lorelai ficou tão feliz de ser mãe e orgulhosa por passar os perrengues de um gravidez aos 16 anos, que achou justo se homenagear.

gilmoregirls1_

Presentes escolhidos com carinho valem muito mais do que presentes que custam caro
Quando Emily, a avó de Rory, foi comprar um presente de aniversário estava olhando só coisas de seu próprio gosto, que não tinham nada a ver com neta. Mas, com a ajuda de Lorelai, ela aprendeu que melhor presente é aquele comprado pensando no estilo e no gosto pessoal do ganhador, e que o valor material não importa.

gilmoregirls2_

Amizade sem segredos
Mais do que mãe, Lorelai é a melhor amiga de Rory e as duas se ajudam em todas as situações. Quando Lorelai ficou sabendo que Rory deu seu primeiro beijo e não a contou sobre isso, ela se sentiu excluída da vida da filha, ficou com medo de que a relação entre elas fosse ficar distanciada se elas deixassem de conversar abertamente sobre tudo. Em minha opinião, e como comprovado na série, o diálogo é o melhor caminho e a melhor solução para toda boa relação.

gilmoregirls3_

Faça você mesmo
Mesmo tendo condições de comprar um vestido, Lorelai quis fazer um vestido especial para Rory ir a sua primeira festa do colégio. O vestido é parecido com o da Bela Adormecida, sua princesa favorita. Em alguns outros episódios elas demonstram disposição para trabalhos manuais como quando Rory fez as lembranças de casamento da Sookie, melhor amiga de Lorelai.gilmoregirls4_

Feminismo
Como possuem uma ampla referência cultural Lorelai e Rory adoram assistir filmes e séries antigas. Nesta cena elas estão criando seus próprios diálogos, debochando do machismo dominante e da subordinação das mulheres que viviam para cuidar da casa e fazer comida para o marido.gilmoregirls5_

Incentivo a enfrentar os medos
Lorelai encoraja Rory à viver plenamente, aproveitando todas as oportunidades legais, inclusive à ir em uma festa do colégio mesmo que Rory ainda não tenha muitos amigos por lá.gilmoregirls6_

Referências Culturais
Esse é o maior motivo pelo qual eu amo essa série, em todos episódios são inseridas muitas referências culturais nos diálogos. Elas vão da música (AC/DC, David Bowie, Belle and Sebastian, Rancid…) ao cinema (E o Vento Levou, A Fantástica Fábrica de Chocolates, A Noviça Rebelde…) e à literatura, como na cena abaixo em que Paris diz que o gênero beat é superestimado, enquanto Rory e Jess defendem seus autores.

gilmoregirls7_

Liberdade
Às vezes precisamos sair da rotina, ver ruas diferentes, se distanciar do que está incomodando para conseguir resolver o problema. É uma característica muito forte da Lorelai ter atitude de fazer o que está a fim quando der vontade e não se sentir obrigada a nada. Vejo isso como qualidades que levam a uma vida mais tranquila, sem preocupações com as opiniões alheias, e sem pressão de seguir padrões.

gilmoregirls8

_

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *