“O que é importante é espalhar a confusão, e não eliminá-la.”

Salvador Dali, o mestre do surrealismo, foi um artista bem excêntrico, e ele gostava e se esforçava para ser assim. Nasceu na Espanha em 1904, e estudou arte desde pequeno, tendo sua primeira exposição em 1919. Abandonou os estudos na Espanha um pouco antes de obter o diploma, dizendo que não haviam professores bons o suficiente que tivessem competência para lhe julgar. Na verdade, ele agiu dessa forma pois assim poderia continuar estudando e vivendo com o suporte financeiro de seu pai, e com isso, foi estudar em Paris.

Em 1929 conheceu sua esposa, Elena Ivonovna Diakonova, chamada de Gala. Ela tinha um casamento aberto com um amigo de Dali, o poeta Paul Fluard. Quando Gala se separou de Paul para ficar com Salvador Dali, continuou se encontrando o ex-marido e diversos outros homens, mantendo sempre um relacionamento moderno e sem amarras. Dalí tinha outras mulheres mas a amava tanto que lhe deu de presente um castelo na Espanha, e ficou extremamente doente após a morte da amada.

daliegala

Depois de se mudar para Paris, conheceu Pablo Picasso e entrou no grupo de artistas surrealistas, que ficava em Montmartre. Além de Picasso, Dalí foi amigo de grandes e influentes artistas como o cineasta surrealista Luis Bunuel, e os cantores Elvis Presley, John Lennon e David Bowie. Foi expulso do grupo surrealista quando demonstrou afeição por Hitler. O artista pintou alguns quadros retratando o ditador político.

Dalí gostava de retratar sonhos e explorar seus simbolismos. Para auxiliar na sua criatividade, uma de suas técnicas era dormir com um uma colher na mão suspensa e com um prato abaixo dela, então quando ouvia o barulho da colher batendo no prato, acordava e se lembrava do que estava sonhando para poder desenhar.

salvadordali

Foi muito julgado por ser comercial demais, e gostar de dinheiro, chegando a ser chamado de “Avida Dollars”, um anagrama de seu nome e referência à sua ganância. Também era conhecido por se livrar das contas em restaurantes, convidava vários amigos para almoçar e na hora de pagar a conta fazia um cheque com um esboço seu no verso, assim os comerciantes não tinham coragem de depositá-lo.

“O surrealismo é destrutivo, mas só destrói o que considera estar limitando nossa visão.”

espacemontmartre

Os maiores museus que contém o trabalho de Dali estão na Flórida, Museu Salvador Dalí, e na Catalunha, Teatro-Museo Salvador Dalí. Porém em Paris, mais especificamente Montmartre, também há um museu dedicado ao artista. O Espace Dalí Montmartre abriga em torno de 300 obras originais, incluindo esculturas, desenhos, móveis e pinturas surrealistas. O museu fica próximo à Place Du Tertre e da Sacre O’Coeur. É aberto todos os dias das 10h às 18, e a entrada custa 11,50 euros.

http://daliparis.com/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *