“O trabalho do artista não é sucumbir ao desespero mas achar o antídoto para o vazio da existência.”

Estes são meus filmes favoritos do cineasta, assim eu os considero os melhores filmes de Woody Allen:

1º – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ( 1977- Annie Hall)

annie-hall

Comédia Romântica protagonizada por Woody Allen e Diane Keaton.
Um comediante judeu se apaixona por uma cantora mais nova que ele. Pouco tempo depois de começarem a morar juntos o casal percebe a complexidade da relação. Mesmo eles gostando um do outro a relação não dá certo, por meio de terapia, eles percebem que não estão felizes e querem coisas diferentes, mas até o fim, sentem carinho um pelo outro apesar do tédio e desentendimento presente entre os dois. 
Vencedor do Oscar como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz. Indicado ao Oscar de Melhor Ator.

2º – Manhattan (1979)

manhattan-1979

Comédia Romântica protagonizada por Woody Allen e Diane Keaton.
Outro filme sobre atração e a complexidade dos relacionamentos. O filme conta a história de um roteirista de televisão que é divorciado porque sua mulher quis ficar com outra mulher. Ele então se apaixona por uma adolescente mas ao mesmo tempo sente atração pela amante do melhor amigo. A fotografia do filme é em preto e branco representa a cidade de Nova Iorque como Woody Allen a vê.
Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante.

3º – Meia-Noite em Paris (2011 – Midnight in Paris)

midnight-in-paris

Comédia Romântica protagonizada por Owen Wilson e Rachel McAdams.
Um escritor americano viaja a Paris com sua noiva e a família dela, durante a viagem as diferenças entre eles se destacam causando brigas entre o casal. Em uma noite em que andava sozinho pelas ruas de Paris, o personagem é transportado para a época de 1920, a que ele considera a melhor época de se viver, e na noite parisiense passa a conhecer alguns de seus ídolos como Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. Na noite de 1920 ele se apaixona por uma mulher que acredita que os anos 1890 eram os mais gloriosos tempos e a melhor época, eles acabaram se transportando para lá, e então conhecem pessoas que dizem que na verdade a melhor época era a Renascença. Então o personagem percebe como é difícil se contentar com o agora, a grama do vizinho sempre parece mais verde. Ele volta ao presente e faz decisões que vão mudar sua vida.  
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Direção de Arte. 

4º – A Rosa Púrpura do Cairo (1985 – The Purple Rose of Cairo)

the-purple-rose-of-cairo

Comédia Romântica protagonizada por Jeff Daniels e Mia Farrow.
Neste filme o ator ultrapassa o limite da tela. A história é a de uma mulher que vai frequentemente ao cinema assistir ao mesmo filme, para se distrair de sua vida triste, até que um dia o personagem sai da projeção e eles começam um romance secreto. O produtor do filme descobre o que aconteceu e leva o ator real para convencer seu personagem a voltar para a tela.
Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

5º – Hannah e Suas Irmãs (1986 – Hannah and Her Sisters)

hannah-and-her-sisters

Comédia Dramática protagonizada por Mia Farrow.
O filme retrata a vida de Hannah (Mia Farrow) e de suas irmãs durante dois anos. A trama começa em um jantar de Ação de Graças, tem seu clímax no jantar do próximo ano, e se encerra no segundo. Como todos os filmes de Woody Allen, este também traz os relacionamentos amorosos como tema central. O marido de Hannah se apaixona e a trai com uma de suas irmãs. Seu ex-marido começa um relacionamento com sua outra irmã. Enquanto Hannah se esforça para ser a melhor esposa e melhor irmã que consegue, mantendo seu casamento feliz e sua família unida.
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição.

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *