Ganesha é uma das divindades mais importantes da cultura hindu. É o primeiro filho dos deuses Shiva (deus da renovação e criador da yoga) e Parvati (deusa da beleza). Conhecido por remover obstáculos materiais e espirituais, proporcionar sucesso, fortuna, e sabedoria. Sua representação é em um corpo humano de quatro braços, com cabeça de elefante, sentado com uma perna cruzada sobre um rato. Esta imagem possui muitos símbolos com significados importantes que nos ajudam a entender melhor a importância deste deus.

A cabeça de elefante representa a inteligência, sua grande tromba simboliza a capacidade intelectiva.

Possui duas presas representando o dualismo do bem e do mal, uma delas está quebrada, ele ficou com o bem e jogou fora o mal.

As orelhas representam sabedoria, a importância de saber escutar, buscar conhecimento, e estar sempre aberto para ouvir e ajudar os outros.

No lugar do terceiro olho, está a imagem do Trishula (tridente). É a arma de Shiva e representa as três qualidades da matéria: inércia, movimento e equilíbrio; também representa passado, presente e futuro.

A grande barriga representa generosidade e aceitação. Ganesha pega para ele os nossos sofrimentos, aceita nossos problemas e preocupações, e os engole removendo esses obstáculos de nossas vidas. 

Cada braço representa: corpo, intelecto (ego), mente, e consciência. A mão direita que segura um pequeno machado, decepa os apegos do mundo material e restringe os desejos. Abaixo, outra mão está abençoando. Na mão esquerda de cima, ele segura um laço que representa união, força e fertilidade; junto a uma flor de lótus, símbolo da pureza. E na mão abaixo, ele segura uma tigela com doces, representando sua recompensa por ter alcançado a iluminação e a libertação do ciclo de vida e morte.

Sobre as posições das pernas: uma está no chão enquanto a outra está dobrada, mostrando que devemos apreciar esse mundo mas também focar na busca paz interior.

Em seus pés está um rato. O rato representa desejo, é um animal ganancioso que está sempre querendo mais do que precisa. Estando aos seus pés, Ganesha mostra que ele dominou o rato, está sobre o seu controle.  

Ganesha é a personificação do mantra Om, o som no universo, o deus é considerado a encarnação corporal do cosmos. Ele também é associado ao primeiro chakra, Muladhara, que é nossa base, a fundação. 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *