A história do museu começou quando o ex-presidente da França, Georges Pompidou, quis construir um centro cultural em Paris que fosse de arte moderna e contemporânea. E então por meio de um concurso foi selecionado o projeto dos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers.

Quando o prédio foi inaugurado em 1977, a estrutura moderna gerou opiniões controversas. Mas hoje o Centro Pompidou é um dos museus mais visitados da cidade, os parisienses o adoram e também o chamam de Beauboug, que é a área onde ele fica, no 4º arrondissement de Paris. A entrada custa 14 euros, e o horário de funcionamento é das 11 às 21h.

pompidou3

O local abriga o Museu Nacional de Arte Moderna com obras desde 1905 de artistas como Picasso, Matisse, Miró e Warhol. A exposição permanente fica no 4º e 5º andar. No 6º, ficam as exposições temporárias e um restaurante chamado Georges. E no 1º, 2º e 3º uma biblioteca pública, a qual também oferece acesso à internet. Além de todas essas atrações, no térreo e no subsolo acontecem exibições de cinema.

pompidou2

O projeto arquitetônico inovou ao colocar as estruturas elétricas e hidrossanitárias por fora do prédio, de forma que o espaço interno fosse maior melhor aproveitado para as mostras de arte. Os tubos externos são separados por cores que identificam a funcionalidade de cada um: os de ventilação maior são brancos; os de ventilação menor são azuis; os hidráulicos e de controle de incêndio são verdes; elétricos são amarelos e laranjas; as escadas rolantes são cinza; e os elevadores, vermelhos.

stravinsky

Além da beleza do prédio, o espaço no entorno do museu tem um clima muito legal, é como uma praça pavimentada, é local de encontro entre amigos que sentam para admirar a arquitetura, enquanto fazem um lanche e ouvem alguma banda que toca na rua. Andando um pouco, ao lado do Georges Pompidou podemos ver mais uma obra de arte, a fonte Stravinsky com esculturas de Niki de Saint Phalle.

Em 2010 foi inaugurado o Centre Pompidou-Metz, que fica na cidade de Metz na França. Projetado por Shigeru Ban e Jean de Gasrines, as suas exibições também têm foco na arte moderna e contemporânea.

Para chegar de metrô a estação mais próxima é a Rambuteau.

https://www.centrepompidou.fr/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *