O sal que vem da terra. Salina é o local onde se produz sal por evaporação da água do mar ou de lago de água salgada. As lagoas de água salgadas são usadas desde a época dos Incas, e atualmente diversas famílias cuidam da produção de sal, como uma cooperativa.

maras2

A água salgada tem a nascente no topo da montanha e vai descendo e se distribuindo pelas pequenas lagoas que as pessoas delimitam. A maioria dos espaços não são maiores do que 4 metros quadrados.  A salineira de Maras produz o sal através da evaporação com o calor do sol. O sal que fica no fundo é recolhido e levado para tratamento com iodo.

maras3

Além do sal de uso culinário, eles também o misturam com ervas terapêuticas,  pois o sal alivia dores musculares. Quando caminho muito, por exemplo, gosto de deixar os pés de molho em uma bacia de água quente com sal grosso, parece que a circulação melhora e dá uma sensação de relaxamento bem boa.

sal

Antes de chegar nas salinas, a gente passa por uma feirinha, onde é vendido o sal e diversas outras coisas típicas do Peru, como cerâmicas, pedras, bolsas, sapatos, etc. O que eu vi de mais diferente ali foi o próprio sal, mas me contive e comprei só duas unidades para não sobrecarregar minha mala, custou 5 soles cada unidade.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *