Este conjunto arqueológico era utilizado para experimentações agrícolas, em cada nível do solo existem diferentes pressões e temperaturas, a diferença de temperatura entre os níveis inferiores e superiores são de até 15ºC. Então os incas testavam diferentes sementes em diferentes níveis até descobrir onde seriam as melhores plantações para cada tipo de alimento.

moray2

O sucesso dos experimentos também se deve ao sistema permanente de irrigação, seleção de sementes e estabelecimento de um calendário de plantio e colheita (resultado de observações agrícolas e astrônomas). Outro fato importante é que níveis foram construídos em lugares onde a incidência de grandes ventos é pequena, e a irradiação solar é grande.

moray3

As linhas circulares seguem o formato das montanhas, criando depressões em forma de funil. A altitude é de 3.500m, o que dificulta um pouco as subidas e descidas pelos terraços. Apesar disso, aconselho a irem até o centro de pelo menos uma das depressões, a energia presente nesse espaço é muito emocionante, me senti realmente conectada com a natureza. Moray também é um lugar onde os xamãs, os peruanos e diversos místicos/religiosos, realizam oferendas e rituais para a Pacha Mama (Mãe Natureza). 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *