Esse conjunto arqueológico é formado por terraços agrícolas e construções como cemitérios, altares religiosos e casas. No topo, um pequeno bairro foi construído para a supervisão da produção agrícola que acontecia abaixo. Também dizem que este local foi usado como base militar para proteção contra os ataques espanhóis.

pisac2

É possível fazer a subida de trilha contornando a montanha, o que leva aproximadamente uma hora, ou ir de carro até o topo. A trilha é muito bonita e vale muito a pena, mas o uso de um boné ou chapéu é essencial pois não tem como fugir do sol nessa caminhada, é completamente aberta.

pisac3

O cenário principal, e o que mais impressiona, são os terraços ao longo das encostas íngremes de montanhas. Essa técnica de plantio surgiu a partir da necessidade dos povos de terem áreas de cultivo que contornassem os problemas de abastecimento de água, erosão dos solos e a instabilidade climática.

pisac4

Os incas foram revolucionários com essa invenção agrícola: “O território andino, considerado como um dos oito centros de origem da agricultura no mundo, permitiu o desenvolvimento de numerosos tipos de cultivos devido à grande variedade de zonas ecológicas existentes na sua geografia, e também, às criações dos terraços“.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *