Allan Stewart Konigsberg nasceu no ano de 1935, em Nova Iorque, lugar em que cresceu e serviu de inspiração para seus mais importantes filmes. Hoje em dia Allan é conhecido pelo nome artístico Woody Allen o qual foi criado no início de sua carreira.

O talento para comédia o motivou a escrever para jornais e programas de rádio, a trabalhar como comediante de stand-up, e posteriormente como roteirista de programas de televisão. Sem formação acadêmica na área, o trabalho que no início era apenas para ganhar uns trocados evoluiu e o transformou em um dos mais importantes cineastas.

woody_allen_standup

Me parece que sua jornada e ascendência ocorreu de maneira fluída e natural. Após estar inserido no mercado cinematográfico escrevendo roteiros para programas de comédia, foi convidado a escrever o roteiro do filme ‘O que há Gatinha?‘ em 1965. A partir de então lançou praticamente que um filme por ano, muitas vezes sendo ao mesmo tempo roteirista, diretor e por vezes também ator.

“A vida não imita a arte, imita a má televisão.”

Woody Allen tem um histórico de se relacionar com as parceiras de trabalho. Sua primeira mulher foi a atriz Louise Lasser que participou de seus filmes de comédia ‘Bananas‘ (1971) e ‘Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo e tinha medo de perguntar‘ (1972).

Depois, namorou com a atriz Diane Keaton. Eles se conheceram após contracenarem juntos na peça da Broadway Sonhos de um Sedutor, em 1969, a qual foi escrita por Woody Allen. O namoro dos dois não durou muito tempo, mas eles continuaram amigos e Diane foi sua musa dos anos 70, atuando nos filmes ‘O dorminhoco‘ (1973), ‘A Última Noite de Boris Grushnko‘ (1975), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa(1977), ‘Interiores‘ (1978), ‘Manhattan‘ (1979).

woodyallen-dianekeaton

Nessa fase, que é sua época mais aclamada,  a comédia foi inserida nos filmes de maneira mais sutil, sendo o principal foco a complexidade das relações amorosas e a personalidade dos personagens. Alguns de seus monólogos no Stand-Up Comedy influenciaram a construção desses filmes e hoje em dia Woody Allen ainda é considerado um importante comediante do gênero Stand-Up.

“Eu não sei a questão, mas o sexo é definitivamente a resposta.”

woodyallen-miafarrow

Nos anos 80 o cineasta começou um relacionamento que durou 13 anos com a atriz Mia Farrow. Entre 1982 e 1992 ela atuou em 13 filmes de Woody, incluindo os filmes de sucesso ‘Zelig‘ (1983), A Rosa Púrpura do Cairo(1985) e ‘Hannah e Suas Irmãs‘ (1986).

O relacionamento dos dois terminou quando Mia descobriu que Woody estava tendo um romance com a filha que ela havia adotado com o seu ex-marido. Na época em que o relacionamento começou escondido Soon-Yi Previn tinha 19 anos e Woody Allen 54 anos. Após o divorcio de Woody com Mia, ele se casou com Soon-Yi e eles permanecem juntos até hoje.

woodyallen-soonyi

“Sexo alivia as tensões. Amor as causa”

Do início dos anos 90 até o começo dos anos 2000, nenhum filme de Woody Allen se destacou. Mas com o lançamento de ‘Ponto Final: Match Point‘ em 2005 uma nova fase começou para o cineasta, diferente de seus filmes clássicos este foi filmado na Inglaterra e possui um roteiro com suspense, diferente de tudo o que ele já havia feito.

Nos anos seguintes, continuou a percorrer pela Europa, seu próximo sucesso foi com o filme ‘Vicky Cristina Barcelona‘ (2008) filmado na Espanha. E mais tarde com o filme Meia-Noite em Paris(2011), indicado ao Oscar de Melhor Filme e ganhador do Oscar de Melhor Roteiro.

Woody Allen possui o recorde de indicações ao Oscar como roteirista, totalizando 16 indicações. Também já ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção por  ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa‘ (1977) e Melhor Roteiro por ‘Hannah e Suas Irmãs‘ (1986).

woody-allen-manhattan

Na 50ª cerimônia do Oscar em 1978, apesar de ter levado vários prêmios, o cineasta não compareceu. Ao invés, ele preferiu seguir sua rotina de tocar jazz em um bar nas segundas-feiras. A única cerimônia do Oscar a que compareceu foi a de 2002, após o ataque de 11 de setembro, para prestar uma homenagem à cidade de Nova Iorque.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *