arte

Chelsea Hotel: o ponto de encontro da boemia americana no século XX

Localizado no bairro de Manhattan em Nova Iorque desde 1884, e transformado em hotel em 1905, o Chelsea funcionava tanto como casa permanente como provisória para todo o tipo de pessoa relacionada às artes: modelos, escritores, atores, músicos, artistas visuais, fotógrafos, dançarinos. Não era obrigatório trabalhar com arte para se hospedar no Chelsea, mas acontece que o gerente e sócio do hotel David Bard acreditava no talento dos artistas, e quando estes não tinham dinheiro para pagar o aluguel, ele ficava com suas obras como garantia de empréstimo ou lhes oferecia algum trabalho no Hotel. Isso tornou o Chelsea uma grande casa de artistas.

(mais…)

Como Tim Burton se tornou um famoso cineasta

Timothy William Burton nasceu na cidade de Burbank, na Califórnia no dia 25 de agosto de 1958. Com doze anos foi morar com a sua avó, aos dezesseis começou a trabalhar em um restaurante e pagar o aluguel de um apartamento. Assim como muitos adolescentes, Burton tinha uma área de interesse na qual se destacava, o desenho. Era um ótimo aluno nas aulas de arte da escola, tendo ganho alguns concursos de arte para cartazes.

(mais…)

Feira de artesanato e comida no Old Biscuit Mill – África do Sul

Na Cidade do Cabo, sábado é dia de passear no Old Biscuit Mill (Velho Moinho de Biscoito). Esta antiga fábrica de biscoitos hoje abriga diversas lojas: loja de vinhos, chocolate, arte, artesanato, moda, decoração, brechó, design, enfim, há uma grande variedade de estabelecimentos. Ali, experimentei pela primeira vez um vinho orgânico e um chocolate saudável, com muito pouco açúcar (infelizmente este último, não tão saboroso).

(mais…)

Compras de Artesanato na Redenção

Domingo é dia de passear, relaxar, curtir a família, os amigos, sair ao livre, e também de ir às compras. A Feira de Artesanato do Parque da Redenção acontece desde 1982, e todo domingo atrai pessoas de todas as idades, turistas e locais. A variedade de produtos é incrível: roupa para bonecas, móveis rústicos, fantoches, coleiras para cachorros, sapatos, bolsas, bijuterias, objetos de decoração, utensílios de cozinha, tapetes… Fiz algumas fotos das minhas bancas preferidas para mostrar o que se encontra na feira.

(mais…)

Paris: Museu Picasso

Arte é uma mentira que nos permite perceber a verdade

Pablo Picasso já nasceu artista, seu pai era pintor e professor de arte e foi com ele que aprendeu os primeiros traços. Começou a fazer quadros com 7 anos e quando atingiu 13 anos já era melhor que seu pai e inaugurava sua primeira exposição. Apesar de ter nascido na Espanha, passou a maior parte de sua vida na França. Foi lá que fundou o movimento cubista junto com o artista Georges Braque, em 1909. Depois da morte de Picasso em 1973, a família doou seu acervo para o Estado, e com ele foi criado o Museu Picasso.

(mais…)

Livraria Miragem: Um lugar de livros, arte e aconchego.

Em São Francisco de Paula, serra gaúcha, existe um lugar muito especial. Um lugar que te transporta pra outro mundo, que te faz viajar, sonhar, e nunca mais querer sair de lá. Um lugar de livros, arte e aconchego. Quando entrei na livraria Miragem não acreditei que ainda estava no Brasil, a estrutura do lugar (casa antiga de madeira, com uma riqueza de detalhes e decorações maravilhosas) e a grande diversidade de produtos vendidos, me fez lembrar de lugares que visitei nos Estados Unidos e em Paris, mas nunca vi coisa igual por aqui. 

(mais…)

O surreal mundo de Salvador Dalí

“O que é importante é espalhar a confusão, e não eliminá-la.”

Salvador Dali, o mestre do surrealismo, foi um artista bem excêntrico, e ele gostava e se esforçava para ser assim. Nasceu na Espanha em 1904, e estudou arte desde pequeno, tendo sua primeira exposição em 1919. Abandonou os estudos na Espanha um pouco antes de obter o diploma, dizendo que não haviam professores bons o suficiente que tivessem competência para lhe julgar. Na verdade, ele agiu dessa forma pois assim poderia continuar estudando e vivendo com o suporte financeiro de seu pai, e com isso, foi estudar em Paris.

(mais…)

Paris: Museu de Orsay

Antes de entrar no museu já se fica encantado com a beleza do prédio e o clima ao redor. Com o Rio Sena de um lado, bistrôs e cafés no estilo francês do outro, e por vezes, uma banda instrumental tocando na escadaria da entrada. Tudo isso, mais as incríveis obras das galerias, fazem o D’Orsay ser o meu museu favorito.

(mais…)

Paris – Montmartre: Lapin Agile

Lapin Agile Cabaret

Lapin AgileA casa foi construída em 1795. Por volta de 1860 se tornou uma pousada, e logo após, o cabaret. O nome foi criado quando o artista André Gill pintou a fachada de coelho pulando de uma panela com uma garrafa de bebida na mão, e os vizinhos começaram a se referir ao lugar como Lapin à Gill, com o tempo o nome se transformou em Lapin Agile (Coelho Ágil).

(mais…)