cultura

Documentário Cidades Fantasmas

Casa é sinônimo de lar, é o canto em que normalmente nos sentimos seguros, vivemos e criamos memórias. Imagina se um dia acontece algum desastre que te tira essa base, forçando a recomeçar do zero? No documentário Cidades Fantasmas conheci realidades muito diferentes da minha, de pessoas que de uma hora para outra perderam seu chão. O que me fez refletir sobre os privilégios que tenho sem me dar conta e também sobre a vulnerabilidade do ‘sentir-se seguro’.

(mais…)

Na Natureza Selvagem

Dois anos ele caminha pela terra.
Sem celular, sem piscina, sem animais de estimação, sem cigarros.
Liberdade definitiva.
Um extremista.
Um viajante estético cuja casa é
A ESTRADA
Libertado de Atlanta.
Tu não deves retornar, porque
“The West is the Best.”
E agora, após dois anos errantes
Vem a última e maior aventura.
O clímax da batalha para matar o falso ser interior
E vitoriosamente concluir a revolução espiritual!
Dez dias e noites de cargas de trem e caminhadas e dificuldades
Trazem-no para o Grande Norte Branco.
Não mais envenenado pela civilização
Ele voa e anda sozinho sobre a terra
Para tornar-se
Na natureza selvagem.

(mais…)

Os significados de Ganesha

Ganesha é uma das divindades mais importantes da cultura hindu. É o primeiro filho dos deuses Shiva (deus da renovação e criador da yoga) e Parvati (deusa da beleza). Conhecido por remover obstáculos materiais e espirituais, proporcionar sucesso, fortuna, e sabedoria. Sua representação é em um corpo humano de quatro braços, com cabeça de elefante, sentado com uma perna cruzada sobre um rato. Esta imagem possui muitos símbolos com significados importantes que nos ajudam a entender melhor a importância deste deus.

(mais…)

This Is Us: uma série sobre eu e você

Admito que comecei a ver série por causa do Milo Ventimiglia (Gilmore Girls), quando vi o trailer achei interessante porque adoro um drama familiar, mas não sabia muito bem o que esperar da série. Após ver os dois primeiros episódios fiquei deslumbrada e se tornou uma das minhas séries favoritas deste ano junto com Stranger Things, Sense 8 e a volta de Gilmore Girls, é claro. A história é muito bem escrita, fala sobre diversos temas como amor, preconceito, adoção e obesidade; tratando estes com diálogos inteligentes, de uma maneira que parece  até despretensiosa, mas é friamente calculada para te prender e emocionar.   (mais…)

Festival Beltane: celebração da fertilidade

Beltane é uma festa pagã que celebra o sol, a fertilidade e o começo de um novo ciclo. Ocorre no pico da primavera, na virada de 30 de abril a 1º de maio no hemisfério norte, e na virada de 31 de outubro para 1º de novembro no hemisfério sul. Nesta festa você pode esperar muita música, dança, comida e bebida, além de alguns rituais especiais.

(mais…)

Westworld: Ficção e Filosofia Existencial no Velho Oeste

A nova série de drama da HBO, Westworld, aborda questões filosóficas, proporcionando reflexões, sem deixar de lado cenas de ação que divertem o espectador. Essa é uma boa tática para Hollywood fazer as pessoas se interessarem por questões intelectuais como o existencialismo e os limites da inteligência artificial de uma maneira descontraída. Um filme com o mesmo nome, do ano de 1973 foi a grande inspiração da série.

(mais…)

Compras de Artesanato na Redenção

Domingo é dia de passear, relaxar, curtir a família, os amigos, sair ao livre, e também de ir às compras. A Feira de Artesanato do Parque da Redenção acontece desde 1982, e todo domingo atrai pessoas de todas as idades, turistas e locais. A variedade de produtos é incrível: roupa para bonecas, móveis rústicos, fantoches, coleiras para cachorros, sapatos, bolsas, bijuterias, objetos de decoração, utensílios de cozinha, tapetes… Fiz algumas fotos das minhas bancas preferidas para mostrar o que se encontra na feira.

(mais…)

Quando a Astrologia encontra a Mitologia

Sol rege o signo de Leão e simboliza luz, liderança, orgulho, ego, autoridade.
Na mitologia grega é representado por Hélio e por Apolo. O Titã Hélio é a personificação do sol, com o passar dos anos Hélio foi sendo cada vez mais identificado como Apolo, que é o Deus Olímpico da arte, da verdade, da cura, da profecia, do sol e da luz.
Na mitologia romana é representado por Sol Invicto.
Na mitologia egípcia é representado por Osíris, Deus da vida e da morte, da ressurreição, e da vegetação. Ele segura um cajado em uma mão, e um mangual na outra.

sol-helio-apolo-osiris (mais…)

3 lições da série Stranger Things

Minha maior empolgação em ver a série veio do fato de ela se passar nos anos 80 (e eu confesso que não sabia muita coisa sobre a história além disso). Sempre que abria o facebook tinha uma notícia sobre ela e todos os meus sites favoritos estavam falando dessa nova sensação. As notícias foram aumentando minha curiosidade mas não queria ler nada sobre Stranger Things para não receber spoilers ou estragar minha experiência com a série.

(mais…)