frança

Franceses Famosos: Gainsbourg e Birkin

Serge Gainsbourg é um músico francês popularmente conhecido por causar escândalos. Ele lançou diversas músicas de letras provocantes e com duplo sentido. Além de ser compositor, cantor, e pianista, também foi pintor, ator e diretor de cinema. Um artista multitalentoso.

(mais…)

Sobre a vida de Brigitte Bardot

A francesa Brigitte Bardot é a Marilyn Monroe européia, impossível não compará-las. Ambas foram atrizes famosas dos anos 50, e mais do que isso, eram consideradas símbolos sexuais. Elas tiveram vários casamentos e relacionamentos que não deram certo, e suas vidas pessoais foram severamente prejudicadas com a perseguição da imprensa a ponto de tentarem cometer suicídio. Infelizmente Marilyn não conseguiu escapar de seus próprios demônios, morreu por overdose de remédios. Já Brigitte, jogou tudo para o alto, largou a carreira artística e se afastou da mídia.

(mais…)

Paris: Museu Picasso

Arte é uma mentira que nos permite perceber a verdade

Pablo Picasso já nasceu artista, seu pai era pintor e professor de arte e foi com ele que aprendeu os primeiros traços. Começou a fazer quadros com 7 anos e quando atingiu 13 anos já era melhor que seu pai e inaugurava sua primeira exposição. Apesar de ter nascido na Espanha, passou a maior parte de sua vida na França. Foi lá que fundou o movimento cubista junto com o artista Georges Braque, em 1909. Depois da morte de Picasso em 1973, a família doou seu acervo para o Estado, e com ele foi criado o Museu Picasso.

(mais…)

Paris: conhecendo a Eiffel Tower

O símbolo de Paris, é uma torre de ferro do século XIX, e o monumento pago mais visitado do mundo. A Torre Eiffel foi construída em homenagem aos 100 anos da Revolução Francesa.

Seu nome foi dado em reverência ao engenheiro Gustave Eiffel, quem a projetou. Foi inaugurada em 31 de março de 1889 e a construção levou 2 anos, 2 meses e 5 dias para ser finalizada. Foi a estrutura mais alta do mundo até 1930, com seus 324 metros de altura. Hoje o recorde pertence ao Burj Khalifa, de Dubai.

(mais…)

Paris: Arc de Triomphe e Champs-Élysées

Arco do TriunfoNapoleão Bonaparte

O arco do trinfo é uma estrutura comum em diversas cidades, criado para comemorar eventos importantes. Em Paris o monumento foi encomendado em 1806 por Napoleão Bonaparte (líder político e militar durante a revolução francesa) após vencer uma batalha em Austerlitz (1805), a construção só foi concluída em 1836. Possui esculturas do século 19 e nas paredes estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais que participaram das conquistas de Napoleão. Abaixo da estrutura há o túmulo de um soldado desconhecido que morreu em 1921. Todos os dias às 18:30 uma chama é acessa em homenagem a esse e todos os outros soldados mortos em guerra.

(mais…)

Paris: Catedral de Notre-Dame

Vista lateral Notre Dame

Esta Catedral é muito especial pela energia que ela transmite. Isso é consequência de diversos detalhes da construção, os vitrais foram desenhados com o estudo da cromoterapia e do efeito da iluminação com a incidência do sol dando a sensação de purificação. Todas as proporções da construção foram feitas de acordo com o número áureo (phi = 0,618), esse cálculo é encontrado em plantas, animais, cristais, e chamado de ‘receita de Deus’ ou ‘número divino’. O piso quadriculado lembra o piso utilizado em lojas maçônicas e representa a lei hermética da polaridade, de que tudo tem o seu oposto (“O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades.”).

(mais…)

Paris – Montmartre: Lapin Agile

Lapin Agile Cabaret

Lapin AgileA casa foi construída em 1795. Por volta de 1860 se tornou uma pousada, e logo após, o cabaret. O nome foi criado quando o artista André Gill pintou a fachada de coelho pulando de uma panela com uma garrafa de bebida na mão, e os vizinhos começaram a se referir ao lugar como Lapin à Gill, com o tempo o nome se transformou em Lapin Agile (Coelho Ágil).

(mais…)

Paris – Montmartre: Moulin Rouge

Moulin Rouge

O Moulin Rouge é um dos lugares que eu mais estava ansiosa para conhecer quando fui à Paris, principalmente por causa do filme e de sua história com a arte e a música. Perdi a conta de quantas vezes já vi o filme, e algumas delas inclusive com os extras de making-of. Eu que não sou uma pessoa muito romântica me encantei demais com o romance de Christian (Ewan McGregor) e Satine (Nicole Kidman), a história pode ser comparada com Romeu e Julieta, um amor impedido de acontecer, mas nesse caso não há família envolvida e sim dinheiro e fama. Sempre me emociono quando ouço a música Your Song do Elton John que é cantada em uma das cenas românticas do filme.

(mais…)