morte

Como Tim Burton se tornou um famoso cineasta

Timothy William Burton nasceu na cidade de Burbank, na Califórnia no dia 25 de agosto de 1958. Com doze anos foi morar com a sua avó, aos dezesseis começou a trabalhar em um restaurante e pagar o aluguel de um apartamento. Assim como muitos adolescentes, Burton tinha uma área de interesse na qual se destacava, o desenho. Era um ótimo aluno nas aulas de arte da escola, tendo ganho alguns concursos de arte para cartazes.

(mais…)

Westworld: Ficção e Filosofia Existencial no Velho Oeste

A nova série de drama da HBO, Westworld, aborda questões filosóficas, proporcionando reflexões, sem deixar de lado cenas de ação que divertem o espectador. Essa é uma boa tática para Hollywood fazer as pessoas se interessarem por questões intelectuais como o existencialismo e os limites da inteligência artificial de uma maneira descontraída. Um filme com o mesmo nome, do ano de 1973 foi a grande inspiração da série.

(mais…)

Franceses Famosos: Gainsbourg e Birkin

Serge Gainsbourg é um músico francês popularmente conhecido por causar escândalos. Ele lançou diversas músicas de letras provocantes e com duplo sentido. Além de ser compositor, cantor, e pianista, também foi pintor, ator e diretor de cinema. Um artista multitalentoso.

(mais…)

O aperfeiçoamento pessoal através da Alquimia

Alquimia é a tradição filosófica que busca purificar matérias primas e transformá-las em ouro. Como já citei aqui, na visão hermética, seria uma analogia ao autoconhecimento. O verdadeiro objetivo da alquimia é alcançar a união com Deus através da lapidação dos nossos pensamentos e atitudes nos transformando em seres mais puros. O processo de desenvolvimento pessoal acontece em quatro etapas, e é cíclico, nunca para de avançar. De uma maneira simples e direta, eis o que acontece:

(mais…)

Sobre a vida de Marilyn Monroe

A atriz mais sedutora que Hollywood já teve se chamava Norma Jean (nascida em 1 de junho de 1926), seu pai é desconhecido, sua mãe tinha problemas mentais e foi internada em um manicômio, por isso Norma passou sua infância e adolescência em casas adotivas onde foi abusada sexualmente diversas vezes. Possuía cabelos pretos e foi dona de casa durante seu primeiro casamento mas decidiu abandonar essa vida pois ela tinha o sonho de ser uma estrela e seu marido não queria que ela fosse atriz. No mesmo ano do divórcio, Norma assinou seu primeiro contrato com a 20th century fox, através de sua agência Blue Book. Nessa época transformaram ela em símbolo sexual, pintaram seu cabelo, criaram um nome artístico e e ela começou a aparecer em vários filme com a personagem de “loira burra e bonita”. Dez anos depois, em 1956 quando Marilyn fazia enorme sucesso, alterou seu nome legalmente.

(mais…)

Mitologia Egípcia: Osíris, Ísis e Hórus

, o Deus Sol, é considerado a origem dos outros Deuses Egípcios, ele criou Osíris, Ísis, Néftis e Seth, eram todos irmãos. Não se sabia seu nome até que Isis lhe fez uma armadilha. Sendo a Deusa do amor e da magia, ela fez uma serpente picar o Deus Rá e deixá-lo doente. Ele chamou por todos os Deuses pedindo pra lhe ajudarem, Ísis o curou com a condição de que revelasse o seu nome, assim ela se tornou muito importante, adquirindo alguns dos poderes de Rá.

(mais…)