peru

Muju Restobar: drinks e comidinhas peruanas

Essa semana fui conhecer o Muju Restobar. Quando cheguei ao restaurante fiquei esperando minha amiga próximo ao bar e percebi que o barman falava espanhol, perguntei se ele era peruano, a hostess me confirmou e disse haver peruanos trabalhando na cozinha também. Nada como um jantar peruano feita por peruanos de verdade! Estou até agora maravilhada com a experiência desse jantar. O Muju Restobar tem a proposta de unir bons drinks e bons vinhos com pratos da culinária peruana.

(mais…)

Peru: Conhecendo Qorikancha, o Templo do Sol

Este templo foi um centro religioso, astrológico e político da cidade de Cusco, mas hoje abriga o Convento de São Domingo. Qorikancha, além de ter sido literalmente coberta de folhas de ouro, possuía várias estátuas de ouro com representações da cultura Inca: espigas de milho gigantes, lhamas, o sol, entre outros. Infelizmente tudo foi rapidamente destruído com a chegada dos espanhóis e o local, transformado em um espaço católico.

(mais…)

Peru: conhecendo Moray

Este conjunto arqueológico era utilizado para experimentações agrícolas, em cada nível do solo existem diferentes pressões e temperaturas, a diferença de temperatura entre os níveis inferiores e superiores são de até 15ºC. Então os incas testavam diferentes sementes em diferentes níveis até descobrir onde seriam as melhores plantações para cada tipo de alimento.

(mais…)

Peru: conhecendo Pisac

Esse conjunto arqueológico é formado por terraços agrícolas e construções como cemitérios, altares religiosos e casas. No topo, um pequeno bairro foi construído para a supervisão da produção agrícola que acontecia abaixo. Também dizem que este local foi usado como base militar para proteção contra os ataques espanhóis.

(mais…)

Peru: Sacsayhuaman

Também chamado de Fortaleza, Casa do Sol das Armas e da Guerra, Templo de Oração e Sacrifícios. No idioma antigo, quer dizer ‘Testa Franzida’. A construção foi iniciada em torno de 1438. Milhares de homens, durante mais de 50 anos, extraíram blocos de pedras calcárias e as transportaram para cima da montanha a fim de formar muros de defesa. Do topo, é possível ter uma bela vista da cidade de Cusco.

(mais…)

Compras no Peru

Para quem quer comprar e trazer muitas lembrancinhas para casa o Peru é um prato cheio. No Mercado Artesanal em Cusco, você encontra muitas variedades: cerâmicas, pratas,  tapetes, roupas em lã, em algodão, bolsas de couro, bolsas de tecido, instrumentos musicais, sapatos, e muito mais. Tudo no estilo da cultura peruana, com muita cor e alegria.

Uma das principais dicas que aprendi, é que lá tudo é pechinchado, o vendedor geralmente já coloca o preço nas alturas sabendo que o cliente vai pedir desconto, por exemplo, uma das minhas amigas da viagem comprou um poncho peruano reversível 100% alpaca, o preço original era 180 dólares, ela pagou 100 dólares depois de meia hora conversa.

(mais…)

Calendário Inca de Festividades

O Peru é conhecido até hoje pelas grandes plantações de coca, milho e batata. Antigamente os povos eram mais conectados com a natureza, realizavam festivais mensais de acordo com o calendário Inca, baseado na astrologia e plantações. Eles acreditavam que com os sacrifícios, cantos, e danças, a colheita seria maior.
(mais…)

Playlist: Viagem ao Peru

Mumford & Sons

Banda folk rock criada em 2007 em Londres, Inglaterra.
Ganharam o Grammy de 2013 na categoria Álbum do Ano com Babel.
Algumas letras de música possuem referências literárias de importantes escritores como William Shakespeare, G. K. Chesterton e John Steinbeck.
Também há bastante referência cristã, os pais de Marcus Mumford, líder da banda, são donos de uma igreja evangélica na Inglaterra.

(mais…)