Uma das atrações de Foz do Iguaçú é o Templo Chen Tien, que começou a ser construído no ano de 1996 pelo mestre budista Tong Zhong. Fica localizado em uma parte alta da cidade, proporcionando uma bela vista panorâmica. Um motorista nos levou até lá, e disse que há grupos que praticam ioga ali, gostaria de poder ter feito isso, deve ser incrível. No mesmo ano de 1996, e também em Foz do Iguaçu, foi criada a Ordem Budista Internacional, com a finalidade de propagar os ensinamentos de Buda na América do Sul, é essa a instituição que mantêm do funcionamento do Templo até hoje.

templo-budista-foz7 Ao passar pelo portal de entrada a primeira estátua que vemos é o Maitreya, Buda da Felicidade e Fortuna. A estátua não é de ouro, mas possui coloração dourada para lembrar-nos da preciosidade dos ensinamentos budistas. Ao redor, estão as estátuas dos quatro reis celestiais: Rei Virudhaka, que corta os males da ganância, raiva, ignorância, arrogância e desconfiança; Rei Dhatarastra, protetor da harmonia e compaixão; Rei Virupaksa, que ajuda na adaptação às mudanças e a superação de problemas; e o Rei Vaisravana que repele as tentações mantendo nossa mente sã e pura.

templo-budista-foz6

templo-budista-foz4

O interior do grande salão é proibido de ser fotografado e não há muito espaço para meditar e relaxar, ele é aberto mas há apenas uma pequena parte para transição onde vemos um mural de pedidos, uma mesa de velas e algumas divindades. Como a entrada é gratuita eles vivem de doações e vendas de souvenirs, é possível comprar uma vela para ser acendida dentro do grande salão, ou um papel para escrever um pedido, são formas de ajudar a manter a Ordem Budista Internacional e ao mesmo tempo de expressar a .

templo-budista-foz3

Como o tempo estava feio e começou a chover, só fiquei lá em torno de uma hora, se eu estivesse com menos pessoas em um dia bonito, passaria horas lendo, meditando e sentindo as boas energias do lugar. O que mais gostei foi a parte externa, ao lado do templo tem um pátio com 108 estátuas do Buda Amibatha, esse é o número de vezes que se deve dizer seu nome para receber sua bênção.

Ao fundo da praça fica a maior estátua do Buda da América do Sul, mede 10 metros de altura, pesa 10 toneladas, e foi colocada ali há apenas 2 anos.

templo-budista-foz5

“O Buda Amitabha criou um reino perfeito chamado Terra Pura da Suprema Felicidade do Ocidente, um lugar livre de sofrimento e maldade, com condições ideais para alcançar a iluminação. A oportunidade de renascer na Terra Pura é dada a todos que invocarem o nome de Amitabha com sincera devoção. A recitação em chinês é ‘Na Mo A Mi Tuo Fo‘.”

templo-budista-foz

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr

1 Comment on Templo Budista em Foz do Iguaçú

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *